terça-feira, 23 de maio de 2017

Web Rádio Baruk dá lição de profissionalismo

A Capacidade de um Radialista é colocada à prova na menor frequência



Por Lucas Lima

  Quando o jovem sai da faculdade de jornalismo e entra no ramo, ele é colocado à prova para desenvolver tudo aquilo que aprendeu. Muitos acham que saem da faculdade entrando na Globo, e que a carreira é apenas uma forma de passar a informação do que ocorre no mundo, sendo visto por muitas pessoas e sendo reconhecidas por elas.
Doce ilusão. São muitos os desafios que o profissional tem que enfrentar para progredir. Afrânio Vanderlei, diretor e criador da Web Rádio Baruk, da um banho de água fria nos sonhos de focas por aí no que vai nos contar a partir das palavras que irão decorrer neste texto.

  • Exigências do mercado


  Ele diz que os veículos de comunicação estão muito mais exigentes e querendo reduzir o numero de profissionais. “O perfil do profissional mudou de uns tempos para cá. Hoje você precisa ser um multitarefa, se não o mercado não te aceita. Você precisa ser narrador, saber editar e mais coisas dentro da comunicação”.

  A Web Rádio Baruk começou em 2013 sendo fundada por Afrânio que tem mais de 30 anos de experiência no rádio. E segundo ele, a Web Radio Baruk procura um profissional da mesma forma que os grandes veículos de comunicação. “Hoje o profissional vai pra rua colher a informação, faz o texto, entra ao vivo e depois grava, faz vídeo e tira as fotos para o site da emissora e depois posta, e é isso que o mercado procura”.

  Nada mais esclarecedor para mostrar ao jovem jornalista que a profissão não é feita de só de fama.

  • ·         Progresso das Web Rádios


  Afrânio quando trabalhava na CBN, via as Web Rádios ganhando espaço na mídia com conteúdos diferenciados, e com uma interatividade maior com um determinado tipo de publico. Quando houve um corte de funcionários generalizado na emissora devido à junção com a Globo, e a crise financeira, ele pensou que seria uma boa ideia entrar neste ramo.
A experiência adquirida foi fundamental para o desenvolvimento do projeto. Hoje a Web Rádio Baruk tem 12 locutores experientes que ajudam a trazer pautas interessantes a radio e o apoio de pessoas que estão na mídia como Leão Lobo, que tem um programa na rádio muito visualizado, e também a participação do Padre Reginaldo Manzotti, com programas voltados a fé do ouvinte.

 (Alguns dos locutores da Baruk)

  • ·         Alma do negócio


  O ponto fundamental de uma Web Rádio é a programação. Nenhum veiculo consegue se garantir sem conteúdo diversificado e com muitas repetições. Claro que alheio a tudo isso, uma boa estrutura de trabalho garante um melhor resultado. É preciso ter bons equipamentos a disposição para desempenhar um bom papel. Hoje a Baruk conta com isso. 
  Afrânio mostra que o comprometimento com a radio é o grande impulsionador de bons resultados. Ele diz: “As pessoas começam a fazer a web radio por hobbie e aí nasce um sol lindo e ela resolve ir para a praia, o outro vai com a namorada no shopping e deixa a radio a deus dará. Fazem a mesma playlist de músicas e o ouvinte começa a perceber a ausência de conteúdo na rádio. 

  • Projeto, todo mundo tem, o difícil é manter”. Hoje a Baruk tem pautas em nível de rádios convencionais, com programas com o Leão Lobo,entrevistas com o Marcelo Mansfield e outras coisas que mostram o trabalho competente que a Baruk vem realizando.


  É com essas palavras, que o jovem foca começa a perceber que não é moleza a vida de um Jornalista. Será que os focas de hoje, tem foco o suficiente e percepção da continuidade que uma redação necessita no dia a dia?

  • ·         O início da Web Rádio Baruk


  A Web Rádio Baruk começou em 2013, cadastrada no Secon em Brasília. Isso faz com que o anunciante confie mais na Web Rádio. Isso também faz a radio ter verba publicitaria do governo, e consiga desenvolver o trabalho de uma maneira mais coerente. Querendo ou não, a parte financeira é a alma de qualquer negócio, e foi graças a este registro que hoje a Web Rádio Baruk consegue competir com outras grandes rádios em São Paulo.

Conheça a Baruk:



(Afrânio em uma de suas entrevistas)

  • ·         Origem do nome


  Mas, estamos falando a todo instante, Baruk, Baruk, Baruk! A final de contas, de onde este nome surgiu e qual o segredo do sucesso desta Web Rádio?

  Afrânio com todo orgulho, e a enorme felicidade de quem sabe que está no caminho certo, conta a origem desta história: “Baruk é um nome Hebraico que significa “O abençoado” o “Que recebe Bênçãos”, com esse foco. As cores do logo, no caso laranja e cinza, são para fazer fortalecer a marca e não fazer analogia a nenhuma outra marca. Você não acha nenhuma marca no mercado com laranja e cinza”.

  Ele ainda complementa:“A Web Radio Baruk surgiu pela a minha paixão por rádio. Eu queria fazer o diferente, a grande mídia está muito segui-mentada, apenas o conteúdo das grandes mídias é passado ao público, então com a grande facilidade da internet, um conteúdo diferente poderia ser oferecido por mim. Para trabalhar com comunicação você precisa ser idealista e visionário e isso faz de você um bom profissional da comunicação”.

Claro que apenas ter isto que Afrânio Menciona não é o suficiente. Ele tem mais de 30 anos de Rádio. E passou por diversas situações em sua carreira.


  • ·         Desafios


 Com o pensamento de Idealista e visionário, Afrânio torce para que os futuros focas saiam dos cursos com este espirito. Em suas passagens pelas rádios de São Paulo, os recém-formados que já levantavam o queixo se dizendo jornalistas, não sabiam fazer nada do que era minimamente pedido a eles. Os jovens jornalistas então, iam para a rádio escuta, e escutavam as reclamações de que estava do outro lado da radio, ou os elogios ou as declarações de amor a qualquer artista que iria ter uma aparição ao vivo na rádio.


  Para conhecer a Web Radio Baruk, acesse o site http://radiobarukfm.com.br/ e descubra mais!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

EDITORIAL

  Nosso intuito com essa publicação é mostrar o mundo das Web Rádios, um segmento que vêm crescendo com o avanço das tecnologias. Porém, quando o projeto foi tomando forma, percebemos que o mundo radiofônico em geral, que também compreende o rádio AM e FM, precisava ser abordado, por uma série de motivos, seja a crise atual que o rádio está sofrendo, seja por assuntos tão em pauta como o lugar da mulher na sociedade atual.
  Com isso, percebemos uma necessidade crescente de abordar esses assuntos, por falta de abordagem atual na grande mídia. Por serem concorrentes diretos de outros meios de comunicação, como cor exemplo a televisão, o rádio acaba sendo deixado de lado pelos grandes veículos. Esse é o nosso propósito, dar o devido valor e reconhecimento ao rádio e tudo o que ele proporciona.
  Durante a leitura, você vai perceber que os textos que foram produzidos seguem uma abordagem bastante atual, sem muitos termos técnicos para que o leitor possa entender do assunto tanto quanto quem é da área.
  Esperamos que nosso objetivo de mostrar atualmente como funciona o rádio e como ele poderá ser no futuro, seja alcançado. E que o leitor compreenda a importância desse meio de comunicação para a transmissão da informação durante décadas em que a televisão não existia e a internet não era nem sonhada.

  Sabemos que o leitor gostará de ler esses relatos tanto quanto nós gostamos de escrevê-los. Então, sente-se confortavelmente, ligue o rádio para entrar no clima, e aproveite a leitura.

O rádio da minha infância

  Com toda essa tecnologia de hoje em dia, se esquece do que realmente é bom   Com o toque de um botão as pessoas se conectam, na minha é...