terça-feira, 30 de maio de 2017

Artigo: A sobrevivência do Rádio em meio a Crise

  Por Erismar Alves

  Começo dizendo uma frase do narrador esportivo da Rádio Tupy no Rio de Janeiro José Carlos Araújo: “brasileiro não vive sem rádio ,o seu melhor companheiro”. A paixão pela mídia da emoção ainda existe, você pode ouvir o rádio em qualquer lugar, até mesmo no trânsito nas grandes metrópoles do país o rádio é o único meio de comunicação que funciona em qualquer lugar . Mas , diante de uma situação econômica que afetou o país , emissoras de rádios tradicionais tiveram que se adaptar a realidade, não somente por conta da situação econômica, mas, pra se aperfeiçoar as mídias sociais. Apesar do cenário triste que passa hoje, para muitos profissionais o futuro do rádio está no crescente surgimento das emissoras de rádio online.

  As principais emissoras do país já migraram para as plataformas digitais , algumas está dispensando profissionais com muita experiência com a ideia de rejuvenescer a programação e ganhar mais ouvintes. O Sistema Globo De Rádio está caminhando nessa ideia , apostas em jovens talentos e na conexão através das redes sociais com o ouvinte. Hoje , para muitos profissionais a situação do rádio é vista como preocupante , tem que ter uma rápida adaptação a atualidade , principalmente com as novas tecnologias. O rádio é companheiro de muitos brasileiros ,anda junto com aquele ouvinte que trafega em um trânsito caótico mas grandes cidades, é o informante do motorista , o rádio é amigo daquele senhor que trabalha no campo e adora ouvir uma música sertaneja raiz toda manhã, daquele trabalhador que transporta o progresso do país em seu caminhão e tem na sua companhia uma boa música e um noticiário através do rádio, esse meio de comunicação é o único que dá voz ativa ao seu ouvinte.

  Várias emissoras de rádio passando por situações onde é obrigado a fazer cortes de gastos, e tendo que dispensar profissionais com público fiel e muitos deles dedicaram parte da sua vida às emissoras. Mas, como foi dito anteriormente , não somente as emissoras que terão que se adaptar , mas também os comunicadores que estão a muito tempo na comunicação radiofônica, linguagem principalmente, é claro que as mudanças vão acontecer aos poucos. Grandes rádios hoje ,estão sendo mantidas por profissionais dá comunicação que tem com eles patrocinadores de longa data. Exêmplo disso é a tradicional Super Rádio Tupy no Rio De Janeiro que está sendo mantida pela equipe de esportes da emissora , ainda permanece com salários atrasados de todos funcionários, a emissora está á espera de fechar com o comunicador Antônio Carlos que saiu da Rá- dio Globo, na esperança de que o mesmo leve com ele patrocinadores da região da Guanabara que já o acompanha à um tempo. O que aparece na internet é mensagem de apoio aos profissionais que trabalham lá e a fidelidade do público para com os ouvintes. São Paulo também passa por momentos difíceis em relação ao meio radiofônico, algumas emissoras foram arrendadas por instituições religiosas pois não tinham mais condições de se manter, quem seguiu esse caminho foi a rádio Estadão e segundo informações do jornalista Anderson Cheni a frequência 1220 da Rádio Globo também seguirá o mesmo caminho.

  Em Minas Gerais a Rádio Globo AM não existe mais , se caso voltar será no FM e com uma programação diferente da anterior, todos que trabalhavam lá foram dispensados , entre eles o conhecido narrador Osvaldo Reis com mais de 40 anos de serviços prestados a emissora. Rádios tradicionais como a Rádio Globo do Rio De Janeiro, perdeu grandes nomes da comunicação popular e também do esporte. O que aparece nas redes sociais que muitos estão preferindo a Rádio Tupy principalmente no esporte, com a equipe de José Carlos Araújo. Em São Paulo Rádio Globo e a CBN que antes faziam transmissões diferentes cada uma com suas respectivas equipes hoje tem apenas uma equipe de esportes para toda a rede. Em Minas Gerais , a única que permanece com audiência forte no esporte e a rádio Itatiaia que uma das mais antigas do estado, sendo que agora não tem mais concorrência de peso como da Rádio Globo. Sigo na esperança de que o rádio sairá dessa , a partir do momento que se adaptar as tecnologias que surge a cada instante, continuo sendo apaixonado por esse mundo mágico do rádio, do improviso dos comunicadores, das técnicas de passar uma informação verdadeira ao seu ouvinte, onde o mesmo não te vê só ouve a tua voz.

  O brasileiro ainda ama o rádio, seja em qualquer lugar ainda é possível encontrar um rá- dio que transmita a emoção ao ouvinte seja com seu programa favorito ou até mesmo à aquele torcedor apaixonado que vibra com o grito de gol do seu time

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EDITORIAL

  Nosso intuito com essa publicação é mostrar o mundo das Web Rádios, um segmento que vêm crescendo com o avanço das tecnologias. Porém, quando o projeto foi tomando forma, percebemos que o mundo radiofônico em geral, que também compreende o rádio AM e FM, precisava ser abordado, por uma série de motivos, seja a crise atual que o rádio está sofrendo, seja por assuntos tão em pauta como o lugar da mulher na sociedade atual.
  Com isso, percebemos uma necessidade crescente de abordar esses assuntos, por falta de abordagem atual na grande mídia. Por serem concorrentes diretos de outros meios de comunicação, como cor exemplo a televisão, o rádio acaba sendo deixado de lado pelos grandes veículos. Esse é o nosso propósito, dar o devido valor e reconhecimento ao rádio e tudo o que ele proporciona.
  Durante a leitura, você vai perceber que os textos que foram produzidos seguem uma abordagem bastante atual, sem muitos termos técnicos para que o leitor possa entender do assunto tanto quanto quem é da área.
  Esperamos que nosso objetivo de mostrar atualmente como funciona o rádio e como ele poderá ser no futuro, seja alcançado. E que o leitor compreenda a importância desse meio de comunicação para a transmissão da informação durante décadas em que a televisão não existia e a internet não era nem sonhada.

  Sabemos que o leitor gostará de ler esses relatos tanto quanto nós gostamos de escrevê-los. Então, sente-se confortavelmente, ligue o rádio para entrar no clima, e aproveite a leitura.

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